Nossas dúvidas são traidoras ...


Ser ou não ser?Isto ou aquilo? Ir ou não ir?Quantas não são as nossas dúvidas durante toda a vida?
No início, para ser bem pra ser bem mais especifica , na infância, nossos pais tomam as decisões por nós: o que devemos vestir, o que devemos comer, com quem devemos andar...tudo isso por não termos AINDA a capacidade de discernir o que é certo e errado.E nessa fase que somos educados e somos induzidos a julgar o "eu posso" ou "eu não posso".
Com o passar dos anos , vamos nos tornando "grandinhos" o suficiente para escolher aquelas "coisinhas bobas" que antes eram escolhidas por nossos pais.Passamos a discordar o que se deve comer,vestir e com quem andar.Chegamos então ADOLESCÊNCIA.
Aaaah!Fase de nos impor as regras e ensinamentos, afinal , seus pais não sabem o que é melhor pra você, não é mesmo?Não quero falar sobre a adolescência.Mas é nela que surgem as dúvidas e escolhas.
E toda a rebeldia da adolescência vai embora  quando nos deparamos com o primeiro conflito interno: Dois caminhos, um único a seguir.É nesta hora que   que queremos voltar  ao tempo que os nossos pais tomavam as decisões por nós.Não é bem melhor, mas satisfatório quando algo dá errado e encontramos alguém para pôr a "culpa"?!
Fase de dúvidas.E as dúvidas são sim, traidoras como já dizia Shakespeare  (Nunca aprendi escrever o nome dele, é sempre uma dúvida!).E é por duvidar que perdemos  grandes oportunidades na vida...chances de ser feliz.
E para onde ir quando surge a dúvida?"Devo seguir a razão ou a emoção"."Devo ir atrás dos meus sonhos ou esperar eles 'caíam do céu'? DÚVIDAS!Elas estão ai mesmo para nos confundir.O fato é que escolher resulta em  uma série de consequências...E não é fácil assumi-las.
O que fazer? Para onde ir?!Não sei.Mas uma coisa eu aprendi em meio as minhas dúvidas:Pedir direção ao Senhor anula todas elas.

3 comentários

  1. Duvida , o próprio nome gera uma duvida. Quem nunca sentiu duvida atire a primeira pedra.. Um certo filósofo disse que o conhecimento surge a partir do momento que começamos a duvidar de tudo, " Comece duvidando de tudo, duvide de sua própria existência, duvide e chegará em novas duvidas, dai começaremos a conhecer " . meio confuso pois teorias só geram mais incertezas.. na mais crua verdade o que gera uma duvida ? 1° por si só somos duvidosos, nascemos em um mundo determinado, nos foi imposto um modelo de vida, como ter certeza daquilo que supostamente é certo se recebemos uma cartilha com o ABC da vida e que se não nos aplicarmos à aprender receberíamos palmatórias da própria Vida. Duvidas de que ? logo, só não duvide do que você é, do que você é capaz.. Uma unica duvida não faz verão, na vida de um Ser humano que vive no inverno das Certezas.. Elder Sulivan

    ResponderExcluir
  2. "cogito, ergo sum." Descartes foi feliz em sua 'filosofia'.Somos seres duvidosos...
    Eu simplesmente adorei a seguinte afirmação :"Uma unica duvida não faz verão, na vida de um Ser humano que vive no inverno das Certezas".
    E acho que devemo duvidar sim de quem somos, quando 'quem somos' é o que os outros dizem.Elder como sempre com suas palavras sábias..adorei! Obrigada pelos seus comentários...são sempre construtivéis s2

    ResponderExcluir
  3. De nada, Thaylana..
    como sempre, expondo meus inatos pensamentos ,
    obrigada você, adorei seu texto.

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger